segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Restauração da Independência

Partindo de um livro de história que um aluno do 4º ano trouxe para a turma, fizemos um resumo sobre o porquê do feriado da amanhã.

Somos Espanhóis?

Não! Mas estivemos quase…quase…quase…Enquanto esperávamos D. Sebastião surge D. Filipe II de Espanha. Sendo aclamado rei de Portugal como D. Filipe I de Portugal nas cortes de Tomar, em 1581.
Após a morte de D. Filipe I, sucedeu –lhe seu filho, D. Filipe II .
Que aumentou os impostos, o que provocou o descontentamento da população.
Passados 23 anos, sobe ao trono D. Filipe III. O seu reinado ficou marcado pela
violência e opressão .Com estes acontecimentos, o nosso pais entrou em crise.
Entretanto, o desejo de independência nunca morreu. Algo se planeava…
Um grupo de portugueses (os Conjurados) planeou, em segredo, uma revolução, marcada para 1 de Dezembro de 1640. Entretanto, convidaram D. João, duque de Bragança, para futuro rei.
Assim, conforme haviam planeado, os “Conjurados”, apoiados pelo povo concentraram a revolta no Terreiro do Paço. À hora combinada, alguns dos conspiradores invadiram o Paço de Mântua,(residência da representante espanhola) e prenderam-na.
Com esta revolta, a nossa independência foi restabelecida, após 60 anos de domínio Espanhol. Ainda hoje comemoramos esse dia, com o feriado nacional de 1 de Dezembro. Somos Portugueses, temos orgulho nos nossos antepassados. Viva Portugal!
Para saber mais:http://www.junior.te.pt/servlets/Bairro?P=Portugal&ID=365

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Texto da semana

O nabo gigante


Era uma vez um rapaz que gostava muito de nabo e estava farto de comprar nabo. Queria plantar um. A mãe deu–lhe uma semente, o rapaz plantou-a e alguns dias depois o nabo cresceu. O menino ficou muito contente e arrancou o nabo. Quando o menino viu o nabo ficou com muito medo. A mãe pegou em quatro facas e disse:
- Se queres matar o meu filho, mata-me a mim primeiro.
E o nabo respondeu:
- Eu não quero matar o teu filho. Eu só quero que o teu filho e tu me comam todo.
- Está bem, eu e o meu filho comemos-te.
A mãe e o menino comeram o nabo.
- Finalmente! - disse a mãe.
Inês Gill Pedro

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O NASCIMENTO MÁGICO...


A mãe da Matilde tem um bébe na sua barriga...ele ainda é um embrião muito pequenino, mas vai crescer...e daqui a algum tempo vai nascer!

Os alunos escreveram-lhe um texto a contar o que o espera! Todos ficaram muito bonitos mas o escolhido para o blog foi o da Juliana:


Olá, eu sou a Juliana e sei o que tu sentes porque eu também já estive aí. Não me lembro bem porque fui um embrião, um feto e depois um bebé. Eu ouvia tudo o que dizia: se seria rapaz ou rapariga… e era feliz lá dentro. Eu adorava comer pelo cordão umbilical.
Tu deves estar curioso ou curiosa para veres outro mundo. Se fores menina deves ser parecida com a tua irmã. Ela e muito inteligente. A turma vai sonhar que cresças forte e saudável. Nós, quando nasceres, apoiamos-te.
Espero que não tenhas doenças. Aliás, vais ser muito bonito e tua sorte vai estar contigo. Tu és muito sortudo porque teres uma irmã como a Matilde e teres uns pais como os teus, que vão contar-te histórias de encantar.