domingo, 27 de fevereiro de 2011

Visita à Biblioteca Municipal de Algés

"Viagens por Entre Linhas"

No dia 24 de Fevereiro, a turma do 3.º ano foi à Biblioteca Municipal de Algés.

Quando chegámos a dinamizadora Vera levou-nos a conhecer a Biblioteca, que tinha a sala “Espaço Multimédia” e uma sala de leitura e de estudo.

De seguida, fomos para o “Espaço Infantil”, onde pudemos escolher livros para ler.







Fomos depois chamados pela dinamizadora Ana Mourato para uma sala com uma serena música de fundo. A Ana fez connosco exercícios de relaxamento para nos prepararmos para ouvir a estória. Contou-nos então a estória “O caçador de borboletas”, do livro “Estranhões e Bizarrocos”, de José Eduardo Agualusa. A estória não foi lida, foi contada e ilustrada com objectos.









A mensagem que esta estória nos transmitiu foi que há coisas que não podem nem devem ser guardadas numa caixa, mas sim na nossa memória, no nosso coração, como momentos vividos e outras coisas de que gostamos muito.

No final da estória a Ana deu-nos vários recipientes com diversos cheiros e escrevemos numa borboleta de papel o que eles nos faziam lembrar. Esta actividade abriu-nos caixas na memória que nos fizeram recordar objectos e momentos vividos.

“O cheiro verde cheira à salada com muitos orégãos que a minha avó costuma fazer.”

“O alho faz-me lembrar o molho de carne que a minha avó faz.”

“O cheiro a canela do leite creme que a minha mãe faz.”

“Alho – bifes do meu avô.”

“Há um cheiro que me faz lembrar a minha mãe quando sai do banho.”

“O cheiro da flor vermelha cheira-me a limão da casa do Alentejo.”

“Este cheiro faz-me lembrar o café que os meus pais tomam.”

“Este cheiro faz-me lembrar comida mal feita.”

“Este cheiro fez-me lembrar quando o meu irmão partiu o perfume da minha tia Marta.”

“Este cheiro faz-me lembrar quando ponho creme no corpo.”

”Este cheiro faz-me lembrar rebuçado de limão.”


Adorámos! Foi muito divertido! Sensacional!

3 comentários:

  1. Espectacular,3ºano.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bom poder viajar pelas sensações que os livros nos proporcionam!

    Os vossos comentários estão fantásticos! Parabéns, vocês são mesmo especiais!

    Beijinhos para todos ;)

    ResponderEliminar
  3. Que bom... Também gostei muito de estar com esta turma fantástica. Para além de terem estado muito atentos ao "Caçador de borboletas" do nosso querido Agualusa, partilharam memórias muito ternas e doces que têm guardadas, para sempre, na caixinha do pensamento..
    Parabéns!
    Beijinho da Ana Mourato
    http://ouvirfalarletras.blogspot.com

    ResponderEliminar